Trabalho Implementado na Sala de Recursos Multifuncionais
Oi colegas gostaria de compartilhar com vocês o trabalho que tenho realizado com o aluno aluno Bruno, ele tem 07 anos de idade ,possui Paralisia Cerebral CID G.40.3 causada no período gestacional ,portador de malformação cerebral tipo hemiatrofia cerebral e toma medicação controlada para evitar as crises de convulsão, tipo mioclônicas. Na escola necessita de um professor apoio para se locomover se alimentar e realizar atividades de Vida Diária . Ainda não fala , necessitando da comunicação alternativa e aumentativa para se comunicar com os demais, além da estimulação da comunicação que é feita na Sala de Recursos ,participa do Atendimento Educacional Especializado na própria escola onde estuda, e tem recebido estimulações tátil ,auditiva, olfativa e da visão. Ele demonstra através de gestos seus sentimentos de alegria ou de insatisfação. É uma criança dócil e carinhosa, gosta de estar perto dos colegas principalmente na hora do recreio e das atividades de educação física. Gosta também muito de música. Por isso tem sido feito estimulações através da música, de instrumentos musicais, chocalhos... e do Programa software Boardmaker (Pecs) , material que o Município disponibilizou para nós professores da sala de Recursos. Sua mãe é muito participativa e tem buscado ajuda tanto na escola como com especialistas clínicos para que possam estar ajudando Bruninho ,ele tem tido o acompanhamento da Fono que tem me orientado como trabalhar na sala de Recursos com ele.
Sua mãe é muito interessada em ver seu filho progredir e tem se colocado a disposição para ajudar a escola sempre que necessário. Aceitou que ele recebesse atendimento na SRM’s e de receber atendimento clínico .
Quanto ao aprendizado escolar, devido as suas limitações, necessita do professor apoio para o auxiliar na realização das atividades, que tem que serem adaptadas a ele através da comunicação alternativa e aumentativa e de vida diária. Sendo fundamental a parceria entre os professores da sala comum com o da sala de recursos e da escola com a família para que seja bem sucedido dentro e fora da escola.
Espero que através deste relato possa ajudar as pessoas que tem buscado sugestões e orientações sobre o trabalho com alunos com paralisia cerebral.
Abraços
Adriana Meira
Nenhum comentário:
Postar um comentário