ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
Com a elaboração do PAR – Plano de Ações Articuladas, uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação, com vistas a garantir o comprimento das metas de qualidade para a educação básica e adesão ao Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas comuns dos municípios brasileiros, as ações inclusivas em Montes Claros vem sendo fortalecidas. O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SECADI/MEC), tem como objetivo disponibilizar aos sistemas públicos de ensino, equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a oferta do atendimento educacional especializado nas escolas públicas de ensino regular.
As salas de recursos multifuncionais realiza o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização dos alunos público alvo deste serviço, em consonância com a demanda registradas no educacenso- Mec/INEP.
Neste sentido o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros vem implementando ações no sentido de expandir o atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas escolas comuns. Atualmente estão em funcionamento vinte(20) Salas de Recursos Multifuncionais e três(03) a serem construídas.
As salas de recursos multifuncionais tem como objetivo realizar o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização dos alunos público alvo deste serviço, em consonância com a demanda registradas no educacenso- Mec/INEP.Este atendimento também é oferecido pelas três (03) instituições especializadas conveniadas com o município.
Além do AEE, o Sistema Municipal de Ensino oferece trabalho psicopedagógico aos alunos matriculados nas escolas que necessitam deste atendimento e serviços especializados de apoio: instrutores e intérpretes de Libras para alunos com surdez , auxiliares de docência para alunos com TGD e deficiência múltipla
Documentação
Todas as informações sobre cada aluno atendido, deverão ser arquivadas em uma PASTA INDIVIDUAL, contendo os seguintes documentos:
- Matrícula complementar contendo dados familiares, escolares e de saúde,além de cópia da certidão de nascimento, declaração da escola de origem, comprovante de residência);
- Exames diagnósticos clínicos ( se possível);
- Termo de desistência de vaga ( a família está ciente das necessidades do filho(a) e do atendimento especializado oferecido e aceita o atendimento);
- Entrevista com o responsável;
- Fichas/PDI e avaliação inicial;
- Cronograma de atendimento;
- Controle de frequencia;
- Planejamento semanal de AEE;
- Relatórios de visitas e atendimento aos professores;
- Plano de AEE.
Documentos orientadores para atendimento aos alunos, público alvo da Educação Especial
- Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)
- Decreto 6.571(2008
- instrução Normativa nº 3(2009)
- Resolução nº 04(2009), que institui as diretrizes operacionais para AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial
- Diretrizes Para O Atendimento Educacional Especializado No Sistema Municipal De Ensino De Montes Claros (06/11/2010)
- Nota Técnica nº 09/2010, que orienta o AEE nos centros especializados
- Nota Técnica nº 11/2010, que orienta a institucionalização do AEE nas SRM, implantadas nas escolas comuns
- Nota Técnica nº 19/2010, orienta o trabalho do professor de apoio ( auxiliar docência)
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