Relatório do Trabalho com Gibis
Escola Municipal Dominguinhos Pereira/Sala de Recursos Multifuncionais
Professora Adriana Meira Fonseca Belém
Aula:Trabalhando com histórias em quadrinhos e ou seriadas
Trabalho atendendo alunos com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais e como atendo também alunos com déficit de Atenção e Hiperatividade (Cid F70, F90), alunos na faixa etária de 12 a 15 anos, procurei utilizar o trabalho com revistinhas e ou histórias seriadas, pois sei que eles tem muito interesse por essas atividades, que possibilita ampliar o vocabulário deles e trabalhar a estrutura de um texto (início, meio e fim), além da produção de textos partindo das histórias em quadrinhos. Para isso utilizei quatro sessões de aula, com duração de aproximadamente 50 minutos cada atendimento, com um agrupamento de quatro a cinco alunos, o que durou duas semanas para realização deste trabalho. Utilizei os recursos: histórias em quadrinhos, textoteca, máquina fotográfica, folha chamex, lápis e histórias em quadrinhos que obtive no site turma da Mônica para assistirem e interagirem no computador que dispõem na sala de recursos. No primeiro momento coloquei as revistas dentro da caixa e deixei que sentados na mesa manipulassem livremente as revistas, depois solicitei que escolhessem uma história para lerem e partindo dela recontassem o que entenderam e ou recriassem outra história, o que foi muito produtivo, como tem déficit de atenção permitir que fizessem individualmente ou em dupla, o que possibilitou a ajuda mútua, o entrosamento deles com o texto e com os colegas. Por serem histórias em quadrinhos houve envolvimento deles e interesse na realização da atividade, principalmente quando tiveram acesso a algumas histórias via internet, através do site Portal da turma da Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário