terça-feira, 23 de outubro de 2012

Trabalho Realizado na Sala de Recursos

Trabalho Implementado na Sala de Recursos Multifuncionais

 Oi colegas gostaria de compartilhar com vocês  o trabalho que tenho realizado com o aluno  aluno Bruno, ele   tem 07 anos de idade ,possui Paralisia  Cerebral CID G.40.3 causada no período  gestacional ,portador de malformação cerebral tipo hemiatrofia cerebral e toma medicação controlada para evitar as crises de convulsão, tipo mioclônicas. Na escola necessita de um professor apoio para se locomover   se alimentar e  realizar atividades de Vida Diária . Ainda não fala ,  necessitando  da comunicação alternativa e aumentativa  para se comunicar com os demais, além da estimulação da comunicação que é feita na Sala de Recursos ,participa do Atendimento Educacional Especializado na própria escola onde estuda, e tem recebido estimulações  tátil ,auditiva, olfativa e da visão. Ele demonstra através de gestos seus sentimentos de alegria ou de insatisfação. É uma criança dócil e carinhosa, gosta de estar perto dos colegas principalmente na hora do recreio  e das atividades de educação física. Gosta também muito de música. Por isso tem sido feito estimulações através da música, de instrumentos musicais, chocalhos... e do Programa software Boardmaker (Pecs) , material que o Município disponibilizou para nós professores da sala de Recursos. Sua mãe é muito participativa e  tem buscado ajuda tanto na escola como com especialistas clínicos para que possam estar ajudando Bruninho ,ele tem tido o acompanhamento da Fono que tem me orientado como trabalhar na sala de Recursos com ele. 
Sua mãe é muito interessada em ver seu filho progredir e tem se colocado a disposição para ajudar a escola sempre que necessário. Aceitou que ele recebesse atendimento na SRM’s e de  receber atendimento clínico .
Quanto ao aprendizado escolar, devido as suas limitações, necessita do professor apoio para o auxiliar na realização das atividades, que tem que serem  adaptadas a ele através da comunicação alternativa e aumentativa e de vida diária. Sendo  fundamental a parceria entre os professores da sala comum com o da sala de recursos e da escola com a família para que seja bem sucedido dentro e fora da escola.
Espero que através deste relato possa ajudar as pessoas que tem buscado sugestões e orientações sobre o trabalho com alunos com paralisia cerebral.
Abraços
Adriana Meira







terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sala de Recursos Multifuncionais

Sala de Recursos Multifuncionais

 Eu me chamo Adriana Meira F. Belém  , sou professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Dominguinhos Pereira, da Cidade de  Montes Claros (MG) .Gostaria de deixar  aqui registrado  algumas  informações  a respeito das SRM´S.
 Estas salas é um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE  é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
O AEE é  realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno com duração de 50 minutos ou 2:00 horas , isto vai depender da necessidade do aluno e pode ser individual e ou em grupo.  Para maior benefício do aluno, esse serviço deve ser oferecido preferencialmente na própria escola que esse aluno freqüenta;
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM´S dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
equipamentos (Televisão, aparelho de DVD, scanner, computadores, impressoras);  mobiliário adaptado;  jogos pedagógicos adaptados ou não;  recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros).Que são adquiridos e ou confeccionados de acordo com a necessidade dos alunos. E tem como objetivo promover a autonomia deste aluno dentro e fora da escola.

Trabalhando com histórias em quadrinhos e ou seriadas



Relatório do Trabalho com Gibis
Escola Municipal Dominguinhos Pereira/Sala de Recursos Multifuncionais
Professora Adriana Meira Fonseca Belém

Aula:Trabalhando com histórias em quadrinhos e ou seriadas
Trabalho atendendo alunos com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais e como atendo também alunos com déficit de Atenção e Hiperatividade (Cid F70, F90), alunos na faixa etária de 12 a 15 anos, procurei utilizar o trabalho com revistinhas e ou histórias seriadas, pois sei que eles tem muito interesse por essas atividades, que possibilita ampliar o vocabulário deles e trabalhar a estrutura de um texto (início, meio e fim), além da produção de textos partindo das histórias em quadrinhos. Para isso utilizei quatro sessões de aula, com duração de aproximadamente 50 minutos cada atendimento, com um agrupamento de quatro a cinco alunos, o que durou duas semanas para realização deste trabalho. Utilizei os recursos: histórias em quadrinhos, textoteca, máquina fotográfica, folha chamex, lápis e histórias em quadrinhos que obtive no site turma da Mônica para assistirem e interagirem no computador que dispõem na sala de recursos. No primeiro momento coloquei as revistas dentro da caixa e deixei que sentados na mesa manipulassem livremente as revistas, depois solicitei que escolhessem uma história para lerem e partindo dela recontassem o que entenderam e ou recriassem outra história, o que foi muito produtivo, como tem déficit de atenção permitir que fizessem individualmente ou em dupla, o que possibilitou a ajuda mútua, o entrosamento deles com o texto e com os colegas. Por serem histórias em quadrinhos houve envolvimento deles e interesse na realização da atividade, principalmente quando tiveram acesso a algumas histórias via internet, através do site Portal da  turma da Mônica.